sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aleitamento Materno

Para lembrar a Semana  Mundial do Aleitamento Materno vamos conhecer um pouco sobre a importância desse ato e outras curiosidades sobre o tema!
 

O leite materno é um alimento completo e natural. Com inúmeras vantagens e já bastante conhecidas. Dentre elas tem-se:


Vantagens para o bebê:

1)      Alimento completo e sempre  pronto
2)      Efeito protetor sobre as alergias e infecções sejam elas:  gastrointestinais, respiratórias ou  urinárias.
3)      Bom para o desenvolvimento infantil como também da dentição e da fala.

Vantagens para a mãe:

1)      Aumenta os laços afetivos.
2)      Dar o peito logo que o bebê nasce, diminui o sangramento da mãe após o parto.
3)      Faz o útero voltar mais rápido ao normal.
4)      É um método natural de planejamento familiar.
5)      Diminui o risco de câncer de mama e ovários.
6)      É econômico e prático. Não precisa ser comprado.

O uso de mamadeiras, chupetas ou protetor de mamilo, causa maior risco de contaminar o leite e provocar doenças, atrapalha o aleitamento materno, causando confusão de bicos, pode modificar a posição dos dentes, prejudicar a fala e respiração, fazendo o bebê respirar pela boca, é mais caro e sua preparação dá mais trabalho, além de diminuir o contato entre mãe e filho.




 O leite dos primeiros dias após o parto se chama colostro. É o que a criança precisa no início
da vida. É o colostro que protege o bebê contra muitas doenças.

O leite materno é de digestão fácil, por isso, algumas crianças querem mamar mais vezes.

AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA 

Oferecer só peito nos primeiros seis meses de vida. Nesse período não há necessidade de água ou chá, mesmo quando o tempo estiver muito quente, seco ou o bebê estiver com cólica.    

O leite materno é importante para o bebê durante esse período porque evita muitas doenças, principalmente quando dado exclusivamente. Além disso, contém todas as substâncias necessárias para que o bebê cresça sadio mental e fisicamente.

Quando o bebê mama só no peito, geralmente faz cocô mole, várias vezes ao dia, ou pode ficar até uma semana sem evacuar.

Quando a criança mama no peito,  aceitará mais facilmente os alimentos da família, porque o leite do peito tem sabor e cheiro conforme a alimentação da mãe. Mamando só no peito até os seis meses os bebês já estão se adaptando aos alimentos da família.

Nesse período é comum o peito vazar e molhar a roupa. Isto é normal e acontece principalmente quando a mãe pensa no bebê ou acha que está na hora de amamentar. Isso é resultado da atuação
de uma substância produzida no corpo da mulher que amamenta. Nesse caso, quando a mãe se sente incomodada, pode ordenhar um pouco o peito. Proteger o peito com um pano evita molhar a roupa.

 
MITOS E TABUS SOBRE AMAMENTAÇÃO

Dar de mamar faz os peitos caírem.
FALSO. A queda do peito depende de vários fatores: hereditários, idade e aumento de peso. A própria gravidez causa mudança na sua forma e posição.

Meu leite é fraco.
Falso. Não existe leite fraco. O leite materno tem todas as substâncias na quantidade certa que o bebê precisa para crescer e se desenvolver sadio. O leite do início da mamada é mais “ralo”, pois contém mais água, menos gordura e grande quantidade de fatores de defesa. Contém também mais vitaminas e sais minerais. O leite do fim da mamada é mais grosso,  tem mais gordura e engorda o bebê. O bebê precisa do leite do começo e do fim da mamada.

Só meu leite não sustenta, e o bebê chora com fome.   
Falso. Nem sempre que o bebê chora é por fome; pode estar com cólica, frio ou calor, molhado, ou simplesmente querendo carinho (colo). Lembre-se de que o choro é a única forma do bebê se comunicar nos primeiros meses de vida. O importante é que ele esteja crescendo bem, o que é acompanhado pelo Cartão da Criança, (nas visitas médicas)  e urinando mais do que seis vezes a cada 24 horas.

Criança que nasceu prematura (antes do tempo) ou com baixo peso (menos de 2 quilos e meio) não deve mamar no peito.
Falso. Estes bebês podem ter dificuldades de sugar no início, mas são os que mais precisam da proteção do leite materno. Conforme eles crescem, sugam com maior facilidade. Se o bebê tiver dificuldade de sugar, retire o leite, coloque-o numa vasilha esterilizada (fervida) e dê ao bebê com colher, copo ou translactação.
Translactação é uma técnica utilizada para oferecer leite quando o bebê suga o peito e não consegue retirar a quantidade de leite que necessita. Na translactação, quando o bebê estiver mamando, deve ser ajustada, na boca do bebê, uma sonda conectada a uma vasilha com leite. Essa técnica é importante para estimular a produção do leite da mãe ao mesmo tempo em que o bebê está sendo alimentado com outro leite.

Criança que arrota mamando faz o peito inflamar ou o leite secar.
Falso. Não há comprovação científica desta afirmação popular.

 
Mãe que está amamentando não pode trabalhar fora.    
Falso. A mãe pode dar de mamar nos períodos que estiver em casa.
Pode retirar e guardar seu leite para ser oferecido ao bebê enquanto ela estiver fora.






 Adaptação : PROMOVENDO O ALEITAMENTO MATERNO (UNICEF/ MS)