quarta-feira, 19 de junho de 2013

Erros mais comuns na alimentação das crianças


Erro 1: Bolachinha no lanche 

Até os três anos de idade, a criança está desenvolvendo o paladar. Por isso, é muito importante que os pais procurem dar alimentos de alto valor nutricional aos filhos e evitem produtos industrializados, como os biscoitos, especialmente os recheados, que geralmente são ricos em gordura saturada, açúcar e sódio.


Erro 2: Batata frita no cardápio semanal 

Muito relacionadas ao aparecimento de doenças cardiovasculares e obesidade, as frituras devem ser evitadas ao máximo, qualquer que seja a idade da criança. Em diversas ocasiões, é possível oferecer o mesmo alimento que seria frito na versão assada ou grelhada, como é o caso das batatas e dos empanados de frango, por exemplo. Assim, o prato fica menos calórico e muito mais saudável. Se não tiver jeito de fugir da tão desejada porção de batata frita, aconselha-se controlar o consumo a cada quinze dias, no mínimo.

Erro 3: Cachorro-quente no almoço 
Um aparentemente inofensivo cachorro-quente pode causar estragos no organismo das crianças, especialmente as menores. Isso porque embutidos como a salsicha têm alto teor de gordura saturada, conservantes e corantes, que podem causar alergias e problemas no estômago. Desta forma, procure nem comprar este tipo de alimento, para não cair na tentação da praticidade.
Erro 4: Na pressa, macarrão instantâneo 

Prático e rápido de fazer, muitos pais lançam mão do macarrão instantâneo para saciar a fome dos filhos num dia corrido ou cansativo. O problema é que o produto tem quantidades excessivas de gordura e de glutamato monossódico, que pode causar retenção de líquidos e outros problemas de saúde, como hipertensão. Evite servi-lo às crianças, principalmente no primeiro ano de vida.

Erro 5: Suco de caixinha para matar a sede 

Na hora de saciar a sede da criançada, o ideal mesmo é a água ou o suco de fruta natural, preparado preferencialmente na hora do consumo. Os sucos industrializados, também chamados de néctares, geralmente têm baixo valor nutricional e alto teor de açúcar, sódio e conservantes. 


Erro 6: Refrigerante sem moderação 

Além de ser considerado pobre em valor nutricional, o refrigerante contém muito sódio e açúcar. Desta forma, enquanto conseguir “desviar” os filhos deste tipo de bebida, melhor, principalmente até os dois anos de idade. “Precisamos  acostumar a criança a tomar água e suco natural”. 


Erro 7: Suco na hora da refeição 
O suco, mesmo que natural, ou qualquer outra bebida, mesmo água,  não deve ser oferecido durante a refeição. Isso evita que a criança fique “satisfeita” mais rápido e deixe de comer a comida. Sendo assim, a dica é esperar um tempo antes e após o almoço ou jantar para saciar a sede dos pequenos - e dê sempre água como primeira opção.

Erro 8: Papinha batida no liquidificador 

Toda mãe quer facilitar a vida do filho, mas bater os alimentos no liquidificador para agilizar a ingestão pode prejudicá-lo, ao invés de ajudá-lo. “Quando você só amassa a papinha, o bebê sente melhor a textura e o sabor de cada alimento. Além disso, ele precisa deste exercício para desenvolver a mastigação”.


Erro 9: Sal e outros temperos 

Apesar da diversidade de temperos nas gôndolas dos supermercados, os bebês precisam de uma comidinha mais leve, preferencialmente sem condimentos. “Na introdução dos alimentos sólidos nem precisa colocar tempero. Só o sabor dos legumes e verduras basta, até para sentir o que a criança gosta”. Aos poucos, os pais podem ir acrescentando sal, salsinha e outros temperinhos, mas sem exagero.


Erro 10: Docinho na sobremesa 

A maioria das crianças não resiste a um brigadeiro ou chocolate. Mas habituá-las a comer doces diariamente, como sobremesa ou recompensa por ter “raspado o prato”, pode trazer consequências desastrosas. “Em aniversários ou em dias de comemoração, tudo bem, mas os doces não devem fazer parte da rotina dos filhos”. O ideal é sempre oferecer uma fruta após a refeição, que faz o papel de sobremesa, alimenta e contém vitaminas.


Erro 11. Bolinhos recheados na lancheira 
Sempre que possível, evite produtos industrializados na alimentação das crianças – isso inclui pão tipo bisnaguinha  bolinhos recheados e afins, frequentemente presentes na lancheira. Estes itens normalmente contêm gordura hidrogenada e poucos nutrientes e fibras. Para suprir o lanche dos pequenos na escola, a dica é enviar pão fresco ou feito em casa e outros alimentos naturais. O bolo, desde que caseiro, é liberado comedidamente por conter açúcar. A fruta pode – e deve – ser incluída todos os dias.

Erro 12: Salgadinho 
É comum ver crianças com um pacote de salgadinho em frente à TV. Com excesso de sódio e gordura além do recomendado, o produto é um exemplo contrário à alimentação saudável e deve ser evitado enquanto for possível. Além disso, no caso das menores de dois anos, ainda podem causar engasgos.

Erro 13: Para dormir, leitinho com chocolate. 

Oferecer leite misturado ao achocolatado ou mesmo com adição de açúcar, a fim de deixar a bebida mais docinha e incentivar o sono dos bebês, é um grande erro dos pais já que o valor nutricional do achocolatado deixa a desejar. O hábito também pode favorecer o surgimento de cáries. Desta forma, tentar acostumar os filhos ao sabor natural dos alimentos. O leite puro é cheio de nutrientes importantes para o crescimento das crianças. Vale a pena investir nisso desde cedo. 

Texto de: Alessandra Oggioni