terça-feira, 23 de julho de 2013

Conhecendo e preparando os alimentos - Oficinas Culinárias

Oficina 2. Biscoitinhos da Vovó


 Atividade realizada com o grupo 3 (3 a 4 anos)- Professora Fernanda Almeida.

O dia da vovó (ô) se aproxima, e para lembrar da data, vamos fazer uma receita clássica de lanche para as crianças que as avós adoram fazer! Biscoitinho da vovó.

As avós tem papel  fundamental na família, vão muito além dos mimos dados aos netos, são o suporte afetivo de pais e filhos além de contribuir com a educação e formação através de sua sabedoria e experiência. 


Celebrar o Dia dos Avós é celebrar a experiência de vida! E reconhecer o quanto são importantes para os pequeninos e para família!

PARABÉNS VOVÓS E VOVÔS PELO SEU DIA!!!

Então, mãos a obra! 

A receita:

BISCOITINHOS DA VOVÓ:

Preparando a massa

Ingredientes

  • 1 copo (americano) de açúcar
  • 1 copo (americano) de farinha de trigo
  • 1 copo (americano) de manteiga
  • 2 copos (americanos) de amido de milho

Modo de Preparo

  1. Junte os ingredientes, um a um, em uma vasilha grande
  2. Amasse bem com a ponta dos dedos, até formar uma massa brilhosa e que solte das mãos
  3. Abra a massa e faça os biscoitinhos com forminhas próprias, ou da forma que desejar
  4. Passar no açúcar cristal (opcional)


Abrindo a massa...
Abrindo a massa...


Dando formato ao nosso biscoitinho
Tem forminha de coração...


Tem forminha de estrela... lua...

Vamos levar para assar!!!
Hummmm ficaram prontos!!! Que delícia!

Hora de degustar!!!





Que maravilha!!!

  Olha o coração que eu fiz...!!!

É minha estrela!!!


                                                                                                       

As atividades em grupos são prazerosas, favorecem a socialização, a cooperação além de revelar
algumas habilidades...

terça-feira, 16 de julho de 2013

Conhecendo e preparando os alimentos- Oficinas culinárias

A preparação de alimentos com a participação ativa das crianças é uma proposta das Oficinas Culinárias que serão realizadas pelo setor de Nutrição da Creche/UFBA, no mês de Julho.

Objetivos Principais das Oficinas:

- Promover às crianças o contato direto com os alimentos a serem preparados e as etapas de transformação.
- Trabalhar, durante a atividade, noções de higiene pessoal e do ambiente-oferecendo touca, avental etc.
- Estimular as crianças a ver o alimento  também como uma  forma de expressão e arte.
- Desenvolver habilidades como: trabalhar em  equipe e a cooperação, ao socializar os utensílios de trabalho, entre outras etc.
As oficinas culinárias fazem parte do Projeto Permanente de Educação Nutricional desenvolvido pelo Setor de Nutrição, com a participação da nutricionista (Helena) e estagiárias (Gabriela Santos - Projeto Permanecer e Laiane Brito - estagiária voluntária).

Oficina 1. Mini Pizza

Atividade realizada com as crianças do grupo 2 (2 a 3 anos de idade) - Professora Vera Bacelar.

Aproveitando o dia da Pizza (10/07), vamos conhecer mais sobre sua história:

Pizza (também grafada piza em Portugal) é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno por um pizzaiolo.
A história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de  trigo,  arroz ou  grão-de-bico e as assavam em  tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

Preparando a massa...
Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os  babilônios,  hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão", muito parecida com os  pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da  Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo  "picea", na cidade de  Nápoles, considerada o berço da pizza.
Abrindo a massa...
"Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.



Dando formato à massa

A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.

Chegou ao Brasil da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho
Enfeitando a pizza










Hora de levar para o forno...

quinta-feira, 11 de julho de 2013

PROJETO “CANTO TANTO QUE DANÇO”!


No transcurso do projeto “Rala, mistura e assa: São João na Creche é massa!” as crianças do Grupo 2   (G2) revelaram uma forte inclinação para as músicas e danças. Desse modo, resolvemos investir nestas linguagens para propiciar o desenvolvimento de suas habilidades, a aprendizagem de novos conhecimentos e formação de atitudes. Foi assim que surgiu o tema do projeto “CANTO TANTO QUE DANÇO!” no turno matutino, com o objetivo de propiciar às crianças oportunidades que estimulem sua expressividade, desenvolvimento da sua autonomia, a sociabilidade e o imaginário através do canto e da dança e que teve seu lançamento no dia 04/Jul/2013.

Algumas canções que estão previstas para serem vivenciadas, além de estimularem a dança, trazem conteúdos relacionados à alimentação e por isso, junto ao setor de nutrição, estamos desenvolvendo algumas atividades de plantação e cultivo. Está sendo uma experiência muito prazerosa! Confiram as fotos!

                     Plantando Alface...

Atividade  realizada na Horta da Creche, com as crianças do G2 – Prof. Vera Bacelar,  Nut. Helena , estagiárias  de pedagogia e auxiliares de creche.






Crianças plantando alface- Fotos professora Vera

  
"Transplantando" o Feijão...



Crianças transplantando feijão (anteriormente plantado na sala em algodão) com auxílio da estagiária de pedagogia-
 Fotos da Prof.  Vera