segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Conhecendo e preparando os alimentos- Oficinas Culinárias

Oficina 3. Trabalhando com as frutas


Atividade realizada com o grupo 1 (1 a 2 anos) - Professora Regina  Guimarães.


No momento da história, a  prof. Regina contou para as crianças uma historinha apresentando as frutas : banana, maçã, abacaxi, mamão, melão, goiaba e em seguida as crianças degustaram algumas frutas, de acordo com sua preferência.


 
Ansiosos a espera da história


Prof Regina contando a história





























Importância das frutas na alimentação das crianças:


As frutas além de deliciosas oferecem grande quantidade de vitaminas, sais minerais, açúcares (frutose), fibras e água.  O consumo por algumas crianças é reduzido devido apelo através de marketing das indústrias alimentícias, que propiciam o uso de produtos processados, geralmente com alto valor calórico e baixo valor nutricional, que pode acarretar em prejuízos á saúde como carências de nutrientes, obesidade e doenças associadas a esta, que na vida adulta podem persistir reduzindo a qualidade de vida.


As frutas podem estar presentes na alimentação da criança através de sucos da fruta,  vitaminas, saladas e a própria fruta adicionada também de cereais como aveia.

As frutas vermelhas ou alaranjadas são fontes abundantes de vitamina A e vitamina C, além  ter potássio e as fibras presentes nas frutas e hortaliças.






O abacaxi, a laranja são exemplos de frutas cítricas, são ricas em vitamina C.

A vitamina C tem papel importante na absorção do ferro não-heme (proveniente de alimentos de origem vegetal), prevenindo a anemia ferropriva.



Os benefícios de consumir diariamente esses alimentos vão desde a prevenção de uma doença carencial provocada pela baixa ingestão de vitaminas, por exemplo, até a prevenção de problemas como constipação intestinal (intestino preso), este último relacionado ao maior conteúdo de de fibras nas frutas.
 


















Desenvolver bons hábitos alimentares desde a infância são essenciais ao adequado desenvolvimento e crescimento, portanto, vamos cuidar bem de nossas crianças.