quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Semáforo dos Alimentos

           Trata-se de uma  de intervenção educativa promovida pelo Setor de Nutrição da Creche- UFBA, como parte do Projeto "Educação alimentar e nutricional com pré-escolares: oficinas e vivencias" do Permanecer, visando estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis .
            Estudos mostram que a correta formação dos hábitos alimentares na infância favorece à saúde, permitindo o crescimento e o desenvolvimento adequados, prevenindo uma série de doenças crônico-degenerativas na idade adulta (GANDRA, 2000).

A atividade foi realizado com os grupos: Berçário, G1, G2 e G3.

O objetivo principal foi que durante a atividade as crianças pudessem:
1- Conhecer os alimentos que compõem uma alimentação saudável;
2- Identificar os alimentos saudáveis (círculo verde), alimentos que requerem moderação (círculo amarelo) e alimentos que devem ser evitados (círculo vermelho);
3- Estimular o consumo de frutas, legumes e verduras entre as crianças;
4- Colaborar para reflexão entre os pais e/ou responsáveis e funcionários, sobre o consumo exagerado  de gorduras, açúcares e sódio.

         Para ajudá-los a entender o que é bom ou ruim para o nosso organismo, resolvemos organizar uma atividade, onde cada alimento tem seu lugar de destaque de acordo com os benefícios para a saúde.  Daí a ideia de usarmos como  instrumento o semáforo dos alimentos, onde a cor verde representava os alimentos saudáveis que podem ser consumidos livremente, a cor amarela os alimentos que devem ser consumidos com moderação e a cor vermelha refere-se aos alimentos que devem ser consumidos com cautela e esporadicamente.
        A atividade se deu inicialmente com um diálogo entre os fantoches (D. Maricota e Rosinha) falando um pouco sobre o significado do semáforo e posteriormente foi proposto que as crianças fossem colocando cada figura no seu devido lugar de acordo com sua importância na nossa alimentação. As crianças participaram ativamente e conseguiram "aprender um pouco" sobre a importância de consumir os alimentos saudáveis e evitar os alimentos representados pela cor vermelha já que podem levar ao desenvolvimento de várias doenças e até mesmo de caries.



D. Maricota e Rosinha



Atentos ao diálogo de D. Maricota e Rosinha


Nut. Helena explicando para as crianças o significado das cores
  
Crianças colando as figuras
 










































Conclusão:

Ao final da atividade algumas crianças conseguiram identificar o significado das cores, se relacionadas aos alimentos. A atividade foi um sucesso!






quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Projeto Fuzarca

                                              
 Grupo: 2
 Prof. Celma Bento


Você sabe o que é fuzarca?
Fuzarca é folia!
Fuzarca é alegria!
Fuzarca é bagunça boa do dia-a-dia!
Durante o projeto serão oportunizadas às crianças histórias, atividades e vivências nas quais as ações rotineiras do dia-a-dia como brincar, dançar, cantar, dormir, comer, tomar banho, dentre outras, terão um caráter de colaboração e diversão. Serão momentos de contemplação, de exploração, investigação e descobertas, com vistas a favorecer a ampliação das diversas linguagens de forma prazerosa.

E falando em Comer, lá estava  o Setor de Nutrição, colaborando com a Sopa de Legumes, onde a professora apresentou às crianças os ingredientes da sopa, o local (cozinha) onde a sopa é feita e após, as crianças degustaram.

Noutro momento, numa das atividades, confeccionamos picolé de frutas, que também foi oferecido para as crianças, como parte das atividades.

Receita do Picolé
-Suco de manga
- Pedaços de Manga e Maçã
Colocar o suco no copinho de sobremesa e acrescentar os pedaços das frutas.Levar ao congelador por 2 horas, inserir o palito e deixar no congelador por mais 2 horas.Depois é só servir.