quinta-feira, 9 de abril de 2015

NOSSAS PLANTINHAS

          Atendendo a nossa solicitação algumas crianças já trouxeram suas plantinhas de casa. A ideia é cuidar e fazê-las reproduzir na nossa horta. As plantinhas que precisam de mais espaço, estão sendo replantadas num canteiro só deles. As menores, plantas ornamentais etc, são mantidas em vasos devidamente identificados.

Vejam o que já temos:
Manjericão roxo: (Lira-G1)
 
Manjericão roxo
        O manjericão roxo é do gênero ocimus e a espécie basilicus sendo  caracterizada principalmente por ter uma essência agradável e por deixar os pratos bem saborosos.
                O manjericão roxo é muito utilizado para dar um melhor visual a muitos pratos diferentes. Além de ser muito agradável visualmente, o manjericão roxo possui várias propriedades  benéficas para a saúde. Somente suas folhas são utilizadas como um condimento, e também em  saladas e pizzas.
                Hortelã (David Lucas)



                 A Hortelã ajuda no fortalecimento dos órgãos digestivos e auxilia na digestão. Ele aciona o funcionamento das glândulas salivares e várias enzimas digestivas, que ajuda na digestão.
                Ainda  é consumida para prevenir  doenças respiratórias. É útil contra infecções de garganta e seu cheiro forte ajuda na limpeza da traqueia melhorando as congestões respiratórias.


Aloe vera  - Prince -Berçário





Aloe vera é uma planta com folhas suculentas texturizados. É amplamente utilizado e é conhecido por trazer muitos benefícios medicinais e cosméticos. 


Plantas Ornamentais:

Suculenta (Chico G3). Elas são definidas por ter grande capacidade de armazenamento de água, por isso suas folhas são geralmente “gordinhas”. Se adaptam facilmente a lugares mais secos e não precisam de cuidados diários. Assim como os cactus, são vistas como guardiãs, uma vez que purificam o ambiente.


Cáctus ( Heitor G1) 
             
              Os cactos são cilíndricos, globosos, angulosos ou achatados e, por vezes divididos em artículos. Folhas normais existem em umas poucas espécies.
             Segundo o Feng Shui os cactos são considerados Guardiões, por serem purificadores de ambientes e, de acordo com os especialistas desta técnica milenar, os cactos agem como uma barreira para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de TV.
             Os espinhos podem parecer hostis, mas fazem parte da estratégia de sobrevivência da planta, natural de clima árido e terrenos difíceis, transmitindo proteção e segurança ao seu portador.
            Ter cactos por perto é um lembrete de vitalidade, persistência e integração com tudo o que esta a nossa volta.





Próximas postagens: a plantinha de Maliki, Janda e Helena

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Retornando as nossas atividades na horta!!!!

                   Pra começar, fizemos uma " colheita" de mini cenouras e mini beterrabas, mas que trouxeram grande alegria  para a turma do G3, os convidados desta atividade.
                  Apesar de pequenas, foi uma surpresa para muitos, ao descobrirem que ali estava uma beterraba.... uma cenoura. E, é este nosso objetivo.































Após colhermos estas pequenas cenouras e beterrabas, servimos para todos no lanche suco de laranja com beterraba e cenoura. As folhas de cenoura foram aproveitadas para uma deliciosa farofa que eles degustaram no almoço.