domingo, 12 de fevereiro de 2017

Oficina Culinária

Confecção de Pão de Beterraba. Uma preparação saudável, feita com a colaboração das próprias crianças do G2 . Atividade da Pró Camile.


                  



 

















Chegou a hora da degustação,  à sombra da goiabeira. Tudo de bom!!!!! Parabéns turminha..














O momento das oficinas culinárias, são na verdade momentos de muita concentração e aprendizagem. Além de divertido, para as crianças, em cada etapa da preparação, elas usam os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) os quais nesta idade, ainda estão em desenvolvimento.








quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Atividade do G2

             A turminha do G2-Creche UFBA, trabalhando a transformação de ingredientes em alimentos.
 Com o objetivo de apresentar às crianças um alimento saudável, e isento da proteína do leite e do ovo (para que um dos coleguinhas com estas restrições pudesse participar), a Prof. Camile Viana, utilizou uma receita de pão integral.
           Com a participação das crianças, os ingredientes foram misturados e após o preparo (dia seguinte) as crianças degustaram num agradável pic nic, debaixo de uma das goiabeiras no espaço da Horta da Creche. Foi uma festa!!!


Pão integral confeccionado pelas crianças do G2.



Pic-nic do G2






























Conclusão: as atividades de culinária, além de  contribuírem  para a formação de hábitos saudáveis, despertam nas crianças o espírito de equipe e a curiosidade para provarem alimentos novos. Parabéns pró Camile! Parabéns G2!

Na sala de espera da Creche-UFBA, trabalhando "alimentação saudável".

        Sabemos que a educação alimentar e nutricional é de grande importância para o aprendizado das crianças e o incentivo a uma alimentação saudável.
A "sala de espera da Creche – UFBA" surgiu  quando, aos voltarmos das férias, sentimos que as crianças retornaram num ritmo mais lento, com dificuldades de voltar aos hábitos alimentares anteriores adquiridos, no que diz respeito aos horários das refeições e aos alimentos oferecidos na creche. Pensando numa maneira de voltarmos ao velho ritmo, resolvemos investir em conversas... apresentamos novamente as frutas os legumes... em forma de figuras coloridas e personificadas.
O processo de aprendizagem realizado de forma lúdica e prazerosa, ajuda na produção do conhecimento, da aprendizagem e no desenvolvimento.
O brincar é um ato indispensável à saúde física, emocional e intelectual do ser humano.
  

















Concluímos que uma atividade de educação nutricional, de forma  lúdica é prazerosa e inovadora, podendo interferir e colaborar na escolha da alimentação da criança e familiares envolvidos.