quarta-feira, 29 de março de 2017

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA CRECHE-UFBA


Atividade: Construindo a Pirâmide Alimentar infantil!
(Parte I - Projeto da Estagiária Nutrição Milena Francisca de Assis Silva)

        Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, pois ela proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde. (PHILIPPI, 2003).  Para Costa et al, 2013, o estímulo a alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, às refeições programadas, a redução de gorduras e açúcares são algumas medidas que devem incorporar-se como hábitos ao longo da vida do indivíduo. Como instrumento para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, realizamos o projeto "Educação Alimentar e Nutricional" como parte de nossa atividades na creche. Costa et al, 2013, afirma que a escola e creche destacam-se pelo seu papel de protagonista, representando um ambiente propício para desenvolver o projeto de uma educação nutricional.
         A pirâmide alimentar foi utilizada como ferramenta de educação alimentar e nutricional, na promoção  e construção de hábitos alimentares saudáveis. Através de uma demonstração lúdica, que facilita a visualização dos alimentos assim como auxiliando na escolha das refeições do dia. Segundo Philippi, 1999 é um instrumento de orientação nutricional utilizado por profissionais com objetivo de promover mudanças de hábitos alimentares visando a saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças.
           Os alimentos estão distribuídos na pirâmide alimentar em oito grupos de alimentos (grupo dos cereais, pães, tubérculos e raízes, grupo das verduras e legumes, grupo das frutas, grupo dos leites, queijos e iogurtes, grupo das carnes e ovos, grupo dos feijões, grupo dos óleos e gorduras e o grupo dos açúcares de doces). De acordo Philippi, 2013 os grupos de alimentos devem ser distribuídos ao longo dia e os alimentos de um grupo não podem ser substituídos por alimentos de outros grupos, pois, todos são importantes e necessários, e nenhum grupo deve ser excluído ou inadequadamente substituído.
          A atividade teve no seu primeiro momento, a apresentação de uma pirâmide alimentar com teatro de fantoches, apresentando de forma lúdica os grupos alimentares com figuras dos alimentos. Em seguida, com ajuda das auxiliares de sala, professoras e estagiárias de enfermagem, as crianças montaram a pirâmide alimentar, utilizando figuras recortadas. 

Assistindo  ao teatro de fantoches: um relato sobre  a Pirâmide Alimentar





Montando a Pirâmide Alimentar

















Atividade com o G1 e Berçário, com o mesmo objetivo, ou seja, apresentar algumas frutas in natura, através da historia "Chapeuzinho Vermelho" adaptada e contada pela Prof. do G1, Lucicleide.

...e  então a chapeuzinho vermelho, encheu o cesto de frutas e foi levar para a vovozinha.... o lobo mau apareceu para tomar as frutas, mas o lenhador não deixou...  como num piquenique o lenhador, a chapeuzinho, a vovozinha e o lobo mau sentaram-se para degustar as frutas...”. 




Degustando as frutas da Vovozinha







Para Avellar ( 2009), a literatura infantil [...] é uma porta para a experimentação de um mundo novo por meio da palavra e da imaginação.   A frequência a que somos expostos a estímulos, sejam auditivos, visuais, olfativos ou gustativos, pode provocar uma resposta positiva a um novo fator, por exemplo, a um alimento. (JUZWIAK, 2013)


Referências
AVELLAR, G.C.; COUTO, R.C.O. Literatura infantil e a formação do leitor: a utilização dos clássicos adaptados no ensino Fundamental I e II. Dialógica, v.8, n.1, p.27-34, 2009.

COSTA, GG. et al. Efeitos da educação nutricional em pré-escolares: uma revisão de literatura. Com. Ciências Saúde, 2013.

JUZWIAK, C R. Era uma vez... Um olhar sobre o uso dos contos de fada como ferramenta de educação alimentar e nutricional. Comunicação Saúde Educação. v.17, n.45, p.473-84, abr./jun. 2013

PHILIPPI, S T. et al. PIRÂMIDE ALIMENTAR ADAPTADA: GUIA PARA ESCOLHA DOS ALIMENTOS. Revista de nutrição, Campinas, 1999.

PHILIPPI, S T. Redesenho da Pirâmide Alimentar Brasileira para uma alimentação saudável. 2013.

PHILIPPI, S T , et al. Pirâmide alimentar para crianças de 2 a 3 anos. Revista de Nutrição, Campinas, 2003.

GRIMM, Irmãos. Chapeuzinho Vermelho. São Paulo: Cortez, 1985.  (adaptada)