Trata-se de uma de intervenção educativa promovida pelo Setor de Nutrição da Creche- UFBA, como parte do Projeto "Educação alimentar e nutricional com pré-escolares: oficinas e vivencias" do Permanecer, visando estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis .
Estudos mostram que a correta formação dos hábitos alimentares na infância favorece à saúde, permitindo o crescimento e o desenvolvimento adequados, prevenindo uma série de doenças crônico-degenerativas na idade adulta (GANDRA, 2000).
A atividade foi realizado com os grupos: Berçário, G1, G2 e G3.
O objetivo principal foi que durante a atividade as crianças pudessem:
1- Conhecer os alimentos que compõem uma alimentação saudável;
2- Identificar os alimentos saudáveis (círculo verde), alimentos que requerem moderação (círculo amarelo) e alimentos que devem ser evitados (círculo vermelho);
3- Estimular o consumo de frutas, legumes e verduras entre as crianças;
4- Colaborar para reflexão entre os pais e/ou responsáveis e funcionários, sobre o consumo exagerado de gorduras, açúcares e sódio.
Para ajudá-los a entender o que é bom ou ruim para o nosso organismo, resolvemos organizar uma atividade, onde cada alimento tem seu lugar de destaque de acordo com os benefícios para a saúde. Daí a ideia de usarmos como instrumento o semáforo dos alimentos, onde a cor verde representava os alimentos saudáveis que podem ser consumidos livremente, a cor amarela os alimentos que devem ser consumidos com moderação e a cor vermelha refere-se aos alimentos que devem ser consumidos com cautela e esporadicamente.
A atividade se deu inicialmente com um diálogo entre os fantoches (D. Maricota e Rosinha) falando um pouco sobre o significado do semáforo e posteriormente foi proposto que as crianças fossem colocando cada figura no seu devido lugar de acordo com sua importância na nossa alimentação. As crianças participaram ativamente e conseguiram "aprender um pouco" sobre a importância de consumir os alimentos saudáveis e evitar os alimentos representados pela cor vermelha já que podem levar ao desenvolvimento de várias doenças e até mesmo de caries.
![]() |
D. Maricota e Rosinha |
![]() |
Atentos ao diálogo de D. Maricota e Rosinha |
![]() |
Nut. Helena explicando para as crianças o significado das cores |
![]() |
Crianças colando as figuras |

Conclusão:
Ao final da atividade algumas crianças conseguiram identificar o significado das cores, se relacionadas aos alimentos. A atividade foi um sucesso!