sexta-feira, 8 de julho de 2016

Continuando o trabalho da Hidroponia...

      Numa parceria com a Prof. Rosiléia Almeida, da FACED,  coordenadora do projeto Escolas Sustentáveis, que busca aplicar princípios de sustentabilidade e aperfeiçoar conhecimento das questões ambientais, hoje concluímos uma etapa da plantação da alface hidropônica, com sucesso.
Sobre a  hidroponia: 
Utilizada para o cultivo de plantas sem a necessidade de utilizar nutrientes e minerais do solo, a hidroponia é uma técnica que funciona graças a soluções nutritivas externas (artificiais) e adaptadas para o fornecimento de todos os minerais que a planta precisa para se desenvolver completamente.
         Relembrando como  tudo começou:  
         Inicialmente a Prof. Rosiléia nos apresentou e apresentou às crianças a estrutura... as sementes, e como se daria a primeira fase  - que foi o plantio das sementes.
           Curiosos e participativos, as crianças ouviram, viram, pegaram... enfim, curtiram este primeiro momento.











Eis aqui nossa primeira plantação de alface hidropônica....  com os devidos cuidados, as sementinhas germinaram em mais ou menos 14 dias; Aqui elas estão no "berçário" e daqui  serão transportadas para a mesa definitiva " a casinha", segundo as crianças.




Já nas mesas definitivas:

Desta fase à próxima fase, a creche entrou em recesso e nossas crianças deixaram para trás as mudinhas já na "casinha", sem saber como iriam encontrar ao retornar. 

Aqui, nesta "casinha" as mudinhas ficaram por 30 dias mais ou menos... e cresceram, cresceram.....




Ao retornarem, já estavam assim:





É chegada a hora, de mais uma vez as crianças entrarem em ação. vamos colher algumas alfaces para o cozinheiro fazer a salada do dia:

Grupo 3:





Grupo 2:


































Grupo 1: 





















Levando para o cozinheiro:

















Gratificante estas experiências com as crianças. Sempre que possível vamos apresentá-las aos alimentos saudáveis. Este é nosso objetivo!!! Esta é nossa intenção!!!