terça-feira, 16 de julho de 2013

Conhecendo e preparando os alimentos- Oficinas culinárias

A preparação de alimentos com a participação ativa das crianças é uma proposta das Oficinas Culinárias que serão realizadas pelo setor de Nutrição da Creche/UFBA, no mês de Julho.

Objetivos Principais das Oficinas:

- Promover às crianças o contato direto com os alimentos a serem preparados e as etapas de transformação.
- Trabalhar, durante a atividade, noções de higiene pessoal e do ambiente-oferecendo touca, avental etc.
- Estimular as crianças a ver o alimento  também como uma  forma de expressão e arte.
- Desenvolver habilidades como: trabalhar em  equipe e a cooperação, ao socializar os utensílios de trabalho, entre outras etc.
As oficinas culinárias fazem parte do Projeto Permanente de Educação Nutricional desenvolvido pelo Setor de Nutrição, com a participação da nutricionista (Helena) e estagiárias (Gabriela Santos - Projeto Permanecer e Laiane Brito - estagiária voluntária).

Oficina 1. Mini Pizza

Atividade realizada com as crianças do grupo 2 (2 a 3 anos de idade) - Professora Vera Bacelar.

Aproveitando o dia da Pizza (10/07), vamos conhecer mais sobre sua história:

Pizza (também grafada piza em Portugal) é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno por um pizzaiolo.
A história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de  trigo,  arroz ou  grão-de-bico e as assavam em  tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

Preparando a massa...
Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os  babilônios,  hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão", muito parecida com os  pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da  Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo  "picea", na cidade de  Nápoles, considerada o berço da pizza.
Abrindo a massa...
"Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.



Dando formato à massa

A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.

Chegou ao Brasil da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho
Enfeitando a pizza










Hora de levar para o forno...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Saiba, seu comentário é muito importante!