quinta-feira, 12 de novembro de 2015

MEU PÉ DE FEIJÃO MANGALÕ


Originário das Américas se adaptou com facilidade no nordeste brasileiro, mas é consumido em várias regiões do mundo.
É uma espécie de trepadeira semelhante a ervilha-torta, mas de sabor bem diferente. Por apresentar um leve amargor, os grãos devem ser aferventados antes de serem cozidos em definitivo.
No Brasil é popularmente conhecido como feijão-farinha, fava-belém, orelha-de-padre ou mangalô-amargo, podendo ser consumido ainda na fava ou em grãos já maduros.
Devidamente preparado são saborosos, incrementando saladas, sopas e ensopados. Se adaptam melhor em regiões quentes e úmidas,reproduzidos através de semeio.
Embora se adapte a diferentes condições ambientais, desenvolvem-se melhor em regiões quentes e úmidas, em solos bem drenados e férteis. Para retirar o grau de amargor é necessário aferventar os grãos antes de cozinhá-los em definitivo.
De fácil plantio e muito resistente a pragas, essa leguminosa contém lectinas, responsáveis pela formação dos anticorpos.

 Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Eduardo Romano


O Grupo 1  cuidando do mangalô


Hoje fomos com o G1 visitar nosso "mangalô".  As crianças plantaram no copinho com algodão antes da greve, feijão mangalô. Depois transplantaram para um leira e foi crescendo, crescendo.... e vejam como ficou.

Descobrimos o mangalô, há pouco tempo. Além de produzir muito em um só pé, ele cresce formando uma verdadeira cerca-viva se plantado próximo a um muro.

Ele ficaram curiosos, principalmente quando tiveram  as sementinhas nas mãos. Foi um sucesso!!!























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Saiba, seu comentário é muito importante!