quinta-feira, 13 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA PRE-ESCOLARES DA CRECHE-UFBA



Muitos dos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida. Estudos sugerem que as crianças não estão dotadas de uma capacidade intrínseca para escolher alimentos em função do seu valor nutricional, pelo contrário, os seus hábitos são aprendidos a partir da experiência, da educação e observação de como as pessoas à sua volta se alimentam como a família, educadores, e também há influência da mídia. Por isso é necessário que os responsáveis pela alimentação da criança, seja a família ou os educadores, em creches ou escolas, estejam envolvidos no processo da educação nutricional. Sabe-se que estes são responsáveis por manipular essas informações, além de serem referências na alimentação das crianças. 

O setor de nutrição da creche com a participação de professores dos diversos grupos, realizaram atividades de educação nutricional, oficinas e atividades lúdicas, a fim de incentivar a formação de hábitos alimentares saudáveis.
O objetivo desse trabalho foi desenvolver técnicas de educação nutricional; estimular bons hábitos alimentares nas crianças atendidas na creche; estimular as boas práticas de produção e distribuição dos alimentos, com os pais, funcionários do setor de nutrição e as auxiliares de creche. 
  
                                                        Atividades desenvolvidas  


Atividade 1. Desvendando os mistérios dos legumes
Foi apresentado para as crianças algumas variedades de legumes e frutas como: abóbora, beterraba, maracujá, abacaxi, inhame, feijão e chuchu, dentre outros; verificando se estes reconheciam todas as variedades ou se havia algum legume ou fruta desconhecido pelo grupo.























Logo após foi aplicada uma atividade com as crianças para modelar com massinha os legumes que mais gostam.


Atividade 2.  Horticultura 

As crianças foram levadas para visitar a horta, com sementes e mudas para semeá-las.
Em outro momento foram levadas novamente a horta para colherem o que plantaram e colocá-los como parte do cardápio, ainda que em quantidade simbólica. 
As crianças observaram  periodicamente o crescimento e os cuidado com a horta, como num momento de regar, limpar etc. 


Atividade3. Self Service

 Foram disponibilizadas para as crianças diversas preparações para o almoço, onde continha salada, guarnição, prato principal, acompanhamento e a sobremesa. Para que elas próprias pudessem se servir. Foi possível assim identificar preferências e aversões das crianças, trabalhar com as mesmas, explicando a importância destes alimentos para o nosso corpo. 















 




Atividade 4. O que as crianças mais gostam de comer e faz bem?

Para esta atividade, foi solicitado que as crianças trouxessem de casa o alimento preferido para o lanche.
As atividades iniciaram-se com exposição da história infantil “O Sanduíche da Maricota”.

 Em seguida as crianças seguiram para a área externa da creche, onde participaram de uma atividade “tipo piquenique”. 








As crianças sentaram-se sobre um tecido no chão e compartilharam um momento prazeroso e de socialização. 


Mostrando-se felizes com a atividade, e curiosas por fazerem uma refeição num ambiente diferente da rotina vivenciadas por elas na creche.

 








Atividade 5. A Visão, o Paladar e o Olfato – Vendo, Comendo e Sentindo o aroma dos alimentos!

Esta atividade foi realizada com a participação das professoras do grupo 2, com a contação de uma história, onde uma criança que não gostava de comer, começava a aprender com sua mãe a experimentar os alimentos usando os sentidos.






 
Foram selecionados vários alimentos possíveis de serem ingeridos na sua forma in natura (beterraba e cenoura picadinhas, limão, cebola, pimentão, coentro, cebolinha, sal e açúcar).






 









  






Os alimentos foram previamente higienizados e a cada momento em que se apresentava o alimento, era passado pelas mãos das crianças para que todas pudessem experimentar usando os sentidos. 





















Num segundo momento, foram distribuídos desenhos dos alimentos trabalhados na atividade para as crianças pintarem. Foram orientados a utilizarem as cores características de cada alimento;



















Considerações Finais:



O envolvimento das crianças nas atividades, o interesse pelos alimentos, e por expressar suas preferências, vontades e hábitos, a vontade de tocar, sentir e cheirar cada alimento novo destaca-se o quão relevantes são estas atividades para as crianças. Além de favorecer o processo de aprendizagem e construção de hábitos alimentares saudáveis.


Até breve!!!!       Comentem.......








4 comentários:

  1. Que momento lindo! Confesso que fiquei emocionada ao ver essa postagem.Este é um trabalho muito rico e significativo vocês fazem com essas crianças, estão de parabéns.Reconheço que muito do desenvolvimento de Clarinha devo a vocês!

    Grata!

    Sandra.

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  2. Meu filho Tomás, hoje com 22 anos, teve o privilégio de ser uma das crianças da CRECHE/UFBA. Todos os funcionários, cada um em sua profissão foram extremamente importantes na formação do Tomás.
    Neste momento resalto a importancia da nutricionista, principalmente na primeira infância.
    Parabéns à UFBA, à CRECHE na pessoa da profisional competente que é a Maria Helena Gonçalves.
    Sempre à disposição,
    Zenira Vilasboas

    Em tempo: o blog está muito bonito!
    as informações são relevantes! Obrigada.

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  3. Muito Obrigada Zen pela força!!!!
    Venha nos visitar um dia e conhecer nossa horta. Visite sempre nosso blog e comente por favor.
    Helena

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