domingo, 2 de julho de 2017

Projeto de Educação Alimentar: “Arraiá da alimentação saudável!”

            Muitos de nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida. É nesta fase do desenvolvimento que ocorre a consolidação e a formação dos hábitos alimentares, o que justifica a importância da educação nutricional, a fim de se obter a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis dos indivíduos na fase adulta (ALBIERO; ALVES, 2007). 
               Os hábitos alimentares das crianças são aprendidos a partir da experiência, da observação e da educação.  Assim, o papel da família e da equipe escolar na alimentação e educação nutricional das crianças é inquestionável e assume particular importância, uma vez que pode proporcionar oportunidades de aprendizagem formal a respeito do conhecimento sobre alimentação saudável (MARIN et al., 2009). 

             Nesse contexto, dando continuidade ao projeto de Educação Alimentar e Nutricional,  realizamos o “arraiá da alimentação saudável” como o objetivo de promover  e incentivar  os hábitos alimentares saudáveis,  através da apresentação e  valorização de comidas típicas juninas. 

           Inicialmente a história da Galinha Ruiva (INGRID 2014) foi contada pela professora Lucineide do G3, para as crianças do G2 e G3. 










 





Depois fomos com as crianças até a horta da creche colher o milho, e nesse momento foi explorado a cor, textura e aspecto do milho. 



Será que foi daqui mesmo?
                                                                                     
               



Olha o tamanho do "pé de milho"!!!


Em seguida, após o passeio na horta, foi realizada com as crianças uma oficina culinária- O bolo de milho da Galinha Ruiva - aproveitando o momento, antes da realização do bolo de milho, as crianças foram questionadas sobre quais alimentos seria necessário para a preparação do bolo, e tendo como resultado positivo todos disseram corretamente os ingredientes. Em seguida foram mostrados os ingredientes necessários para a preparação do bolo, e todas as crianças participaram da preparação. 


Vamos preparar um bolo de milho?

 



Vamos mexer... todos terão sua vez...


Heitor

Leonardo

Lis Inês

Mathias

Lara
Sophia



Isaac

Rodrigo

Pedro Miguel

Júlia

Levi


Lindaiá











Após a oficina culinária, as crianças pintaram o milho com giz de cera "segunda a percepção de cada um" . O resultado foi positivo, muitos conseguiram associar a imagem com as cores já exploradas anteriormente. 
Finalizamos a atividade “arraia da alimentação saudável”, com um lanche com deliciosas comidas feitas de milho verde, como o bolo de milho da oficina culinária,  broa de milho e canjica de milho verde.

 











e Viva São João!!!!!

Conclusão: De forma lúdica e bastante criativa, as crianças puderam conhecer a origem do milho, um dos ingredientes mais usado nas preparações juninas. Foi um sucesso!

REFERÊNCIAS
ALBIERO, K. A.; ALVES, F. S. Formação e desenvolvimento de hábitos alimentares em crianças pela educação nutricional. Revista Nutrição em Pauta, São Paulo, v. 15, n. 82, p. 17-21, jan./ fev, 2007.
MARIN, T.; BERTON, P.; SANTO, L. K. R. E. Educação nutricional e alimentar: por uma correta formação dos hábitos alimentares. Revista F@pciência, Apucarana, PR, v. 3, n. 7, p. 72-78, 2009.

INGRID, B. B.  A galinha Ruiva - Dcl Difusão Cultura do Livrol- 1ª edição 2014.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Saiba, seu comentário é muito importante!